Hormônios, pra que te quero????

Teoricamente, a menstruação e o ciclo hormonal feminino devem funcionar em harmonia. Porém, nós mulheres sabemos que na prática a coisa não funciona bem assim! A única certeza que temos em mente, é que nosso corpo é uma bomba de hormônios responsáveis pelo nosso bem-estar, estado emocional, espiritual e físico.

Para as meninas, a adolescência vai dos 9 aos 16 anos, esta é uma fase de transição da infância para a fase adulta. Neste momento os hormônios começam a entrar em ação trazendo algumas mudanças físicas e fisiológicas, entre elas o aparecimento de pêlos, o crescimento das glândulas mamárias, às vezes acnes e cravos, alterações emocionais e comportamentais, além da (às vezes temida) menarca, conhecida como “o dia em que fiquei mocinha”. O que cai pra nós, demora um tempo para nos adaptarmos à idéia de que agora somos mulheres, e as nossas responsabilidades mudam um pouco. Com isso vem uma das tarefas mais difíceis… aprender a lidar com a famosa TPM (e olha que ela existe de verdade).

Com passar do tempo, nosso auto-conhecimento vai se aprimorando e tudo se torna desconhecido novamente quando engravidamos!!! A partir daí, constantemente o corpo fica durante 9 meses sofrendo alterações diárias, e quando nos acostumamos o bebê nasce, e tudo vira uma bagunça novamente. Passando pela fase de lactação, a que nosso corpo necessita de muita energia para as mamadas do bebê, assim o mesmo cresce, traz alegrias e mais responsabilidades.

E para finalizar o nosso ciclo, chegamos ao climatério, que pode ocorrer dos 40 aos 65 anos. Esta é a fase que para muitas mulheres simboliza o envelhecimento. Os nossos ciclos menstruais começam a cessar até que um dia não menstruamos mais, assim, chega ao fim da vida reprodutiva da mulher, mas não necessariamente a vida sexual. Obviamente (de novo) é necessário um tempo de adaptação para essa nova fase, que traz consigo sintomas claros de que a menopausa chegou.

Resumindo, a vida da mulher é complexa e mágica ao mesmo tempo. Quando conhecemos e reconhecemos cada fase descrita acima, melhor é a adaptação e melhor as saboreamos. Em breve mais detalhes sobre cada uma dessas fases separadamente.

Beijos, =*

FSMulher

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s