Mudanças de humor durante a gravidez tem solução?

“Esses dias eu chorei só de ver uma propaganda na tv!!!”, “Estou bem e do nada fico tão irritada com meu ‘namorido’, coitado!!” .. Essas expressões vocês já devem ter ouvido de amigas ou até mesmo enquanto vocês estiveram (ou estão) grávidas! Ou seja, as gestantes oscilam o humor com facilidade, entre o choro e a felicidade. O que é isso? Coisa de grávida?? Não tem solução??

Sim, é coisa da gravidez! E tem explicação biológica: durante a gravidez os níveis de hormônios femininos (estrógeno e progesterona) aumentam excessivamente deixando o organismo das futuras mães muito “confuso”. Assim como a TPM que é uma queda drástica dos mesmos hormônios e isso altera o humor das mulheres, o aumento súbito deles também traz suas consequências.

Porém, nas futuras mamães, além das alterações hormonais, existem também as preocupações: “Vou ser uma boa mãe?”, “Será que vai nascer bem?”, “Será que vou ficar com estrias?”, “Será que vou saber educar bem?” Inumeras são as preocupações que surgem, mas ao mesmo tempo é uma situação ambígua, pois gerar um ser no ventre é algo fantástico! Exemplo de que a natureza sabe o que faz.

Mas enfim, tanta oscilação cansa! Tem solução? Sim!

ATIVIDADE FÍSICA! Claro, especializado para grávidas!

Todas as gravidinhas que temos atendido até hoje relatam que ficam menos ansiosas, mais calmas, melhoram a autoestima e a auto-imagem, oscilam menos do choro para o sorriso (e vice-versa) e ficam mais preparadas emocionalmente para o dia da chegada do bebê!! Por quê?? O exercício físico leva a liberação de alguns hormônios, entre eles a endorfina. Este é capaz de aliviar as dores, colocando o organismo inteiro em um estado de relaxamento, além disso executa uma papel essêncial entre a vitalidade e a depressão.

Além da atividade física é importante preparar melhor o corpo para o momento tão esperado, o parto. Poder esclarecer dúvidas que surgem a cada trimestre e estar em ambiente que terá contato com outras gestantes pode ajudar muito. Poder compartilhar os medos e as novidades com acompanhamento de profissional especializado para esclarecê-los é a melhor solução.

Portanto, se você que está grávida ou conhece alguém que esteja, procure um fisioterapeuta especializado em obstetrícia e sinta-se mais segura com uma gestação maravilhosa e podendo desfrutar de cada momento que é único!!

Vale ressaltar que é essencial o consentimento médico para iniciar qualquer atividade física!

Beijos,

FSMulher

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s