Endometriose – distúrbio ginecológico mais falado!

Várias condições podem influenciar no tão complexo sistema de reprodução feminino, interferindo no processo de reprodução em diversas etapas e regiões. Por exemplo: a produção de óvulos pode estar comprometida, a tuba uterina por onde o óvulo tem que caminhar até se encontrar com o espermatozóide pode estar obstruída, o útero pode apresentar condições não propícias para a implantação do óvulo fecundado ou.. o tecido do útero que descama todo mês durante a menstruação pode se deslocar e se implantar em regiões menos esperadas e dificultar a fertilização.

Este último é a conhecida ENDOMETRIOSE!

Endometriose é um dos distúrbios ginecológicos ( benignos) mais comuns em mulheres na fase reprodutiva (20%) e estudos mostram que entre 30-50% das mulheres inférteis apresentam esta doença!

Antes de explicar sobre a Endometriose, conheça o Sistema Reprodutor Feminino e a sua localização.

É definida como o distúrbio em que o tecido que reveste o útero, o ENDOMÉTRIO, sai do útero (pelo sangue) e se desloca para qualquer região que não seja no útero. Geralmente vão para órgãos próximos ao útero como a bexiga, ovários, intestino, porém em alguns casos este tecido pode se encontrar no coração, pulmão e até no cérebro!

Como descobrir que o tecido uterino se apresenta em outro local?

No quadro ao lado é possível ver algum dos sintomas, porém tem casos em que a pessoa não apresenta nenhum sintoma e só desconfia quando apresenta dificuldade para engravidar.

E  a dúvida principal seria, como isso ocorre?

Infelizmente no momento só se tem teorias! A mais aceita é a seguinte:  Durante a menstruação existiria um refluxo de células do endométrio através das tubas uterinas e sua implantação ao redor das estruturas pélvicas. No entanto, esta menstruação retrograda acontece em praticamente todas as mulheres. Portanto, surge a seguinte pergunta: por que em algumas mulheres a doença desenvolve-se e em outras não? Uma das explicações seria a variação da ocorrência de alterações no sistema imune das mulheres.

Como saber se tenho ou não endometriose?

Ao ler os sintomas, pode ser que muitas de vocês se identifiquem e achem que apresente endometriose, porém este diagnóstico é muito difícil. Pois existem diversas doenças que tem como característica os sintomas supracitados, como por exemplo doença inflamatória pélvica, síndrome do cólon irritado e cistite intersticial. Logo, para diagnosticar requer avaliação de diagnóstico diferencial, exame ginecológico e por fim, necessita de uma cirurgia chamada Videolaparoscopia. Com os estudos em andamento, vários exames laboratoriais estão permitindo predizer, com precisão e alta confiabilidade, que a mulher tenha endometriose!

Caso se identifique, procure seu ginecologista!

Quanto a tratamento?

Aguardem próximo post da FSMulher! E não se preocupem, as opções são diversas!

FSMulher

Deixe um comentário